top of page

regulamento

1.ª Edição do Festival Interuniversitário de Cinema - CINENOVA

 

REGULAMENTO 2019
 

"Cinema e Conhecimento” é o tema do Festival Interuniversitário de Cinema e Conhecimento promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA-FCSH, cujo principal objectivo é promover a realização e exibição de filmes com uma particular relação com o conhecimento nas suas múltiplas dimensões disciplinares e temáticas. Assim, pretende-se incentivar a criação e o debate em torno da relação cinema-conhecimento-ciência-comunicação.

 

A 1.ª Edição do Festival Interuniversitário de Cinema e Conhecimento, doravante referido também como CINENOVA, é promovida pela NOVA-FCSH e parceiros e será realizado em Fevereiro de 2019 em Lisboa. Terá uma secção de competição e uma secção de não-competição.

 

O Festival compreende vários prémios: um prémio para o Melhor Filme (internacional); um Prémio para o Melhor Filme Português e um Prémio do Público.

 

Artigo 1º – Sobre a admissão


a) O realizador deve ser um aluno devidamente matriculado em qualquer curso ou grau de instituição de ensino superior (nacional ou internacional), à época da realização da produção audiovisual;

b)
Serão aceites curtas-metragens até 30 minutos de duração [DG1] (incluindo os créditos) que se enquadrem nas seguintes categorias, ou outras:

 

  • Questões Filosóficas contemporâneas: migrações, globalização, refugiados, fronteiras, identidade;

  • Ética e desenvolvimento;

  • Ensaios audiovisuais sobre temas científicos no cinema;

  • Ficção e Ciência; Arte e Ciência (Bioarte, Arte Ambiental, etc);

  • Biodiversidade;

  • Diversidade étnica e linguística;

  • Tecnologia e ciência;

  • A ciência no Laboratório;

  • Quotidiano da ciência;

  • Ciência e subjetividade;

  • Ciências Exatas e Humanas: fronteiras e permeabilidade ;

  • Globalização;

  • Outras que envolvam ciência e conhecimento.

 

c) Todos os trabalhos a concurso devem ter sido concluídos a partir de Janeiro de 2017.

 

d) Os trabalhos submetidos à secção fora da competição devem ter sido concluídos a partir de Janeiro de 2012.

 

e) Os filmes inscritos devem ter um screener legendado em inglês.

 

f) Os filmes seleccionados deverão ter uma cópia de exibição legendada em inglês.

g) Serão aceites os seguintes formatos de arquivo: MP4, MKV, AVI, MOV e MPEG.

 

 

Artigo 2º – Sobre a submissão de filmes ao festival

 

a) O período de submissões ao festival decorre até dia 13 de Janeiro de 2019.

 

b) Cada realizador poderá submeter, no máximo, um trabalho por categoria.

 

c) No caso de co-realização de uma obra, pelo menos um dos realizadores deve estar devidamente matriculado numa instituição de ensino superior ou escola de cinema/audiovisual, durante o período de realização do filme.

 

d) Na 1ª Edição do Festival, as submissões são gratuitas.

 

e) A submissão será feita exclusivamente através do formulário online, ao qual deverá ser anexado o link de visualização da curta-metragem, com legendagem em inglês, disponibilizada em página web de alojamento de video em streaming, neste caso, o VIMEO ou YouTube.

 

f)  No ato, ou após, o preenchimento e submissão do formulário de inscrição no concurso disponível aqui, devem ser enviadas, para o email cinenova@fcsh.unl.pt, cópias digitalizadas dos documentos listados nas subalíneas seguintes, devendo o email ter como assunto o seguinte modelo "ENVIO DE DOCUMENTOS_[TÍTULO DA CURTA]_[NOME DO RESPONSÁVEL PELA SUBMISSÃO] (exatamente igual ao nome usado no formulário de inscrição)":

 

f.1) Comprovativo de vínculo com a Faculdade, Universidade ou Escola Superior do realizador assinante, à época da realização da obra;

 

f.2) Documento de autorização para exibição do trabalho no festival e em qualquer atividade que este promova, devidamente assinado pelo responsável legal pela inscrição, que deve assumir a responsabilidade por todos os direitos autorais conexos da obra;

 

f.3) Dois frames do produto audiovisual em formato JPG, PNG ou TIFF (resolução mínima de 300 dpi) para efeitos de divulgação.

 

f.4) Não serão admitidas submissões com documentos em falta, documentos incompletos, ou fora do prazo de inscrições.

 

Artigo 3º – Sobre a seleção

 

a) A seleção dos trabalhos inscritos será feita por meio de curadoria a ser definida pela organização do festival, que constituirá um júri de seleção. Os membros do júri não podem ter envolvimento com nenhum trabalho submetido.

 

b) O resultado final da seleção das obras será enviado para o e-mail do responsável pela inscrição de cada trabalho, bem como divulgado no site oficial do evento.

 

c) Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão encaminhar uma cópia do trabalho com qualidade (preferencialmente em HD) através de plataformas de transferência de arquivo, como por exemplo: Wetransfer, Sendspace, Box e iCloud, sem compactação do arquivo, para o e-mail do festival: cinenova@fcsh.unl.pt

 

Artigo 4º – Sobre o prémio

 

a) Será eleita pelo Júri a melhor obra em Competição à qual será atribuído o Prémio FCSH.

 

b) Será eleita por um júri a Melhor Obra Portuguesa em competição.

 

c) As instituições públicas e/ou privadas que desejem conceder prémios especiais às obras concorrentes, com base nos seus próprios critérios, devem contactar previamente a organização do festival.

 

Artigo 5º – Disposições gerais

 

a) Ao assinar a autorização de exibição da obra inscrita, o realizador e/ou responsável pela inscrição permite a reprodução da obra tanto para a exibição na data do festival, como em atividades posteriormente programadas pela organização do evento. Autoriza ainda a utilização de segmentos do trabalho submetido para efeitos de divulgação.

 

b) A organização do festival não se responsabiliza pelos direitos autorais de quaisquer imagens, áudio, locação ou trilha sonora de cada obra, sendo estas de total responsabilidade dos realizadores dos trabalhos inscritos.

 

c) As obras inscritas que não atenderem a alguma das exigências previstas neste regulamento não serão selecionadas ou serão desclassificadas.

 

d) As obras inscritas, incluindo as não selecionadas, passarão a integrar o acervo do Festival, podendo ser incluídas na programação do mesmo e exibidas em mostras realizadas em circuitos dos demais parceiros, mediante autorização da coordenação do festival e notificação dos respectivos responsáveis.

e) Os participantes da secção de competição não poderão ser colaboradores nem integrar a equipa do festival.

 

f) Casos omissos neste regulamento serão analisados pela comissão organizadora do festival.

 

g) Quaisquer outras dúvidas sobre o regulamento ou o festival poderão ser esclarecidas através do e-mail: cinenova@fcsh.unl.pt.

bottom of page