top of page

júri

Jurados do melhor filme português a concurso

| ana gandum

Ana Gandum (n. Évora, 1983), é uma historiadora e fotógrafa que investiga essencialmente a história de imagens fotográficas e cultura material.  Do seu trabalho destaca a produção de textos independentes e académicos e a pesquisa em torno do "arquival", assim como exposições com fotografias, objetos e documentos, e edições de autor com fotografia vernacular.

| luís deltell

É professor da Universidad Complutense de Madrid e cineasta. O seu campo de pesquisa é a história da imagem, o cinema e a análise das novas tecnologias das ciências da informação.

| paulo filipe monteiro

Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa: fundador e coordenador do Mestrado em Artes Cénicas; coordenador da variante de Comunicação e Artes do Mestrado e Doutoramento em Ciências da Comunicação. Trabalhou também enquanto ator, encenador e fez dramaturgia para espetáculos de dança. Escreveu 8 longas-metragens. Escreveu a peça de teatro Área de Risco (1999 FCG). Realizou os filmes Amor Cego (2010) e Zeus (2017).

Jurados do melhor filme a concurso

| ana aitana fernandez

Doutorada em Comunicação, docente e crítica de cinema. É membro do grupo de investigação CINEMA na Universidad Pompeu Fabra (Barcelona), e editora de uma publicação online Transit:cine y otros desvios. Colaborou no livro Motivos visuales del cine (Galaxia Gutenberg, 2016). É produtora e guionista do filme Pasaia Bitartean (Irati Gorostidi, 2016).

| antónio costa

É nos dias de hoje programador de Cinema da Leopardo Filmes, da Medeia Filmes e o programador do Teatro do Campo Alegre (Porto). Foi professor e tradutor. Trabalhou vários anos na editora Assírio & Alvim. Foi, ao longo de década e meia, o organizador do programa cultural da Feira do Livro do Porto. Colaborou em várias publicações. É director-adjunto do LEFFEST –  Lisbon & Sintra Film Festival.

| bernardo vaz de castro

Ingressou na Universidade Nova de Lisboa em Ciências da Comunicação onde se especializou na área de Comunicação, Cultura e Artes. Foi nesta área que igualmente desenvolveu a sua investigação em Mestrado, como atualmente desenvolve em Doutoramento. Apesar de os seus estudos se centrarem no campo da literatura, cultiva a par o gosto pelo cinema, tendo já colaborado com alguns festivais de cinema, sendo também crítico no site Apaladewalsh.

| ana cabral martins

Fez parte do recente projecto Portuguese Women Directors, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Com um doutoramento em Media Digitais, estuda a indústria contemporânea de Hollywood. Fora do mundo académico, já escreveu para publicações nacionais, como o Público ou a Electra, e internacionais, como Beneficial Shock, entre outras. 

| maria irene aparício

Maria Irene Aparício é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação | NOVA FCSH, e investigadora no CineLab-Ifilnova. Atualmente, o seu trabalho de investigação foca-se no cinema contemporâneo. Com múltiplos ensaios e papers publicados. Os seus interesses de pesquisa incluem Práticas e Teoria do Filme, Filme e Filosofia (e.g. Perceção, Cognição, e Linguagem Fílmica); e História do Cinema, Estética e Memória (e.g. Espaço, Tempo, e Emoção), particularmente em relação ao Cinema Português.

bottom of page