top of page
  • Foto do escritorRui Casanova

Luzes, câmara, ação: a estreia do CINENOVA

Atualizado: 1 de mar. de 2019


Os cartazes vermelhos que enchiam as paredes e as faixas que se erguiam não deixavam espaço para dúvidas: era ali, à porta do Auditório 1, que teria início o primeiro dia do CINENOVA


O relógio marcava exatamente as 13:45h quando se começaram a reunir naquele espaço alunos e Professores. Alguns minutos depois, começava oficialmente o CINENOVA. Após uma cerimónia de abertura que contou com a presença do Diretor da Faculdade, Francisco Caramelo, tinha início a primeira sessão de curtas-metragens.

As luzes apagaram-se. As portas foram fechadas. Naquele espaço respirava-se Cinema. O auditório 1 era composto por algumas dezenas de pessoas: alunos, professores e o júri, assim como demais público.


O CINENOVA é o primeiro festival interuniversitário de cinema em Portugal e foi inteiramente organizado por alunos e professores da NOVA FCSH. "Cinema e Conhecimento" é o tema do festival e, ao longo dos últimos meses, foram submetidas a concurso perto de uma centena de curtas-metragens, realizadas por estudantes de vários países do mundo. Um comité de júri, também ele composto por figuras nacionais e internacionais, premiará os melhores trabalhos selecionados para exibição no festival.


O primeiro dia contou com curtas provenientes da Escócia, Brasil e Portugal. Durante cada sessão, de cerca de uma hora, foram exibidas quatro curtas-metragens. Ao todo, nesta quinta-feira, foram cinco as sessões, separadas por pequenos intervalos.


Sentados no centro do auditório, os membros do júri assistiam atentamente aos trabalhos, projetados numa enorme tela branca. A forte luz que dela emanava preenchia a escura sala e ouvia-se um som forte e rompante das colunas. Também os olhos dos espetadores se iluminavam, ao fitar as imagens na tela projetadas.


Mas a noite chegava, pondo fim à luz de um sol que durante todo o dia brilhou. Também ao fim chegou o ciclo de sessões inicial do Festival. Mas o primeiro dia do CINENOVA ainda não tinha acabado. Não: a CINENight, festa de boas-vindas, estava prestes a começar. À noite, a festa contou, igualmente, com bastante adesão. Perto de 300 pessoas celebraram, na NOVA FCSH, o começo do Festival ao som de Cara//vag//yo, CelesteMariposa e Puro Tarraxo DJ Set.


A inauguração do CINENOVA foi, portanto, um sucesso. Ao longo do dia, o Festival esteve no centro das atenções de todos os que pelos corredores da Faculdade passaram. O CINENOVA teve assim um começo bastante positivo e, durante os próximos dias, contará com novos ciclos de sessões e eventos.

36 visualizações0 comentário
bottom of page