Diretor da Cinemateca e realizadora dão masterclass no segundo dia do Festival
A cineasta Susana de Sousa Dias e o Professor José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa, refletirão sobre “Cinema e Arquivo” na masterclass da primeira edição do CINENOVA. A masterclass ocorre na sexta-feira, dia 22, às 14:00h. O Auditório 1 da Torre B da NOVA FCSH será o palco da masterclass.
A entrada é livre e, durante 90 minutos, pretende-se discutir a relação do Cinema com o Arquivo e a importância de ambos no Cinema.
A Organização do primeiro festival de cinema interuniversitário em Portugal mostrou-se orgulhosa na concretização da aula e frisa a importância da discussão do tema: “Achámos que uma masterclass seria imprescindível num festival como o CINENOVA. É um privilégio para nós ter nomes como Susana Sousa Dias e José Manuel Costa a debater uma temática tão importante no CINENOVA”.
José Manuel Costa é Diretor da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e leciona na NOVA FCSH. Foi membro do Comité Diretivo da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes e Presidente do Comité Diretivo da Associação das Cinematecas Europeias. Susana de Sousa Dias é realizadora de cinema, cineasta e Professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Escreveu e dirigiu obras como “48”, “Luz Obscura” e “Natureza Morta” e conta com inúmeros prémios e distinções na área do cinema. No segundo dia do festival, ambos terão como ponto de partida uma questão fulcral na atualidade do Cinema nacional e internacional: “Cinema e o Arquivo”.
O CINENOVA é o primeiro festival interuniversitário de cinema em Portugal e recebe mais de 50 curtas-metragens de países de todo o mundo. O Festival, que decorre nos dias 21, 22 e 23 é organizado por jovens estudantes da NOVA FCSH e terá ainda uma festa de abertura.
Comments